Tabelinha Menstrual X Gravidez - O ciclo é confiável contra fecundação?
A gestação, o que seria da humanidade se não existisse esta condição natural de reprodução das espécies?
Muito certamente não haveria a humanidade ou, se existisse seria de forma distinta da qual conhecemos. Aguns organismos vivos podem reproduzir a partir de si mesmo, outros germinam suas sementes ao ambiente e esperam pela renovação mas a espécie humana segue o padrão reprodução sexuada e cuidada.
Esta etapa da vida da mulher é um rasgo entre antes e depois em suas vidas e não há como mudar isto, apenas evitar ou consumar.
Ao avançar por volta dos 13 anos é presumível que as meninas já estarão iniciadas nos conhecimentos sobre ovulação e fertilidade e portanto cientes no básico do processo de fertilização e ovulação. Esta concepção mental é importante afim de evitar outras formas de concepções, não programadas ou desejadas, a saber, a gravidez, gestação e nascimento.
Por que este assunto deve interessar a homens?
Nem todos podem ou querem uma terceira companhia a união no momento, este parece ser uma razão satisfatória para um artigo como este estar em um site voltado a homens.
Sendo uma questão que afeta a vida de mais de uma pessoa, e a própria relação pode ser atingida em algum nível, é um ato de inteligência não projetar esta responsabilidade somente a mulher. O homem precavido prepara seu futuro de acordo com suas particularidades e possibilidades, e deve ter o mesmo compromisso com aqueles que dependem dele na equação.
Como funciona o controle do ciclo contra a gravidez?
Muitas formas de contracepção foram e são usadas para evitar a gravidez inesperada e uma das técnicas mais difundidas é o controle e organização dos dia férteis X os não férteis.
O B a Bá universal a respeito do controle natural contra a reprodução é: Registrar o dia do início da menstruação, contar 14 dias anteriores a este dia inicial, definir esta data encontrada como sendo a “data x” da fertilidade, mas considerarando os 5 dias anteriores a esta data como prováveis a fertilidade também.
Normalmente estas "continhas de pedreiras” consideram o ciclo menstrual com a duração de 28 dias e, com base nisso, corta-se a jornada ao meio, ou seja, o dia "x" estaria 14 dias antes da data de início da menstruação. Exemplificando, quando a mulher menstrua ao dia 20 do mês, deveria contabilizar 14 dias antes deste dia 20 para achar o dia principal, seria o dia 6 no caso. Este seria o dia chave da ovulação e acrescenta-se a conta mais 5 dias anteriores a esta data, do dia 1 ao dia 6 no total.
O grande problema deste método que se assemelha a calculadora de feijões Asiática é que ciclos menstruais nunca foram fixos como eram imaginados, não exatamente a todas as mulheres e podem ser ainda menos precisos quando se tratar de adolescentes no início da puberdade.
Mulheres maduras também podem apresentar quadros irregulares acima do normal desde que apresentem quadros de saúde instável envolvendo estresse, sobrepeso, etnia, temperatura corporal, idade entre outros.
Em estudos recentes as confirmações das irregularidades dos ciclos tornaram-se definitivamente lei na medicina. Divulgado pelo periódico Human Reproduction Open, o estudo analisou 75981 ciclos menstruais de um total de 32595 mulheres e encontraram apenas 12,4 % delas com ciclos regulares de 28 dias, sendo 87,6% com ciclos variando de 23 a 35 dias.
Outro estudo publicado em 2020 no periódico Journal of Medical Internet Research, usando aplicativo em smartphone analisou os ciclos de 1,5 milhões de mulheres em busca de seus ciclos regulares e encontraram também ciclos variando de 21 a 35 dias e apenas 16% do total de mulheres apresentando ciclos de 28 dias.
Resumo da ópera familiar contar nos dedos os dias para “brincar no jardim das flores infrutíferas" pode acabar contribuindo para o aumento involuntário da população ou, para atrapalhar as tentativas de aumento caso se trate de casais que querem ter filhos e fazem as mesmas continhas dependentes do ciclo, depende do ponto de vista e necessidade aqui.
Ainda que não seja natural e costuma trazer efeitos adversos a saúde, os métodos anticoncepcionais por meio dos contraceptivos ainda são os mais confiáveis a não ser que o casal adote, de comum acordo( uma teoria questionável )o uso da mau amada camisinha.
Q bom que achei essa mat´ria dps de duas bbs no mundo. Sem reclamar, só acrescentando informação pra quem não deseja sr mãe no momento.
ResponderExcluir