Anticoncepcionais - O quanto podem evitar gravidez?


anticoncepcionais funcionam?

Pílulas anticoncepcionais, as queridinhas do controle da natalidade e da manutenção da cor dos cabelos masculinos, e em seus devidos lugares.

A "semente dos deuses", sonhada por povos sem distinção a milênios, teve suas origens industriais  a partir de meados do século XX onde mulheres passaram a fazer uso das mesmas como forma de controle da fertilidade e organização  familiar.

Embora recursos de controle da fecundação tenham sido descobertos e usados com frequência desde tempos do início da civilização nenhum produto de origem vegetal ou animal pôde apresentar a mesma eficácia de barreira como os anticoncepcionais em cápsulas.


Ciência e eficiência 

A eficiência deste produto esteve amplamente a frente de quaisquer outros concorrentes, com excessão dos preservativos, que variações alternativas e mais potentes, como a pílula do dia seguinte, foram apenas consequências do sucesso.

Porém, um estudo de revisão publicado em 2017 no periódico The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care mostrou que estas ferramentas anticoncepcionais  não aptesentam de fato a eficácia alardeada por publicidades e um número preocupante de casos de concepção pôde ser detectado durante as pesquisas. 

A controvérsia em torno deste inibidor da fecundação não busca comprometer o valor do fator químico de suas composições mas o fator humano que faz parte do processo. Se o produto apresenta garantias de impedimento acima de 90% o que poderia estar invalidando esta suposta eficiência? 

O esquecimento. 

Para que exista a eficiência em níveis extraordinários como divulgados, este químico precisa ser administrado com uma metodologia corriqueira de uso e o que foi detectado pelas pesquisas foi a falha da manutenção dos anticoncepcionais pelas mulheres, sendo mais comuns do que se imagina. Em torno de( 15% a 51% )  das entrevistadas relataram haver esquecido a manutenção diária e basta existir apenas uma dessas pílulas “perdidas” para que um membro a mais na familiar esteja prestes a ser encontrado.


Funcionamento 

A curta duração da ação destes compostos contracepcionais (aproximadamente 24 horas) ocorre devido as formulações destes medicamentos, a base de estrógenos e progestógenos combinados, não garantir 100% de eficácia contra a contracepção se não for feito um uso de forma cronológica ...excepcional, digamos assim.

Para impedir a ovulação é imprescindível que o composto esteja agindo no organismo por no mínimo 7 dias consecutivos e ininterruptos. Traduzindo ao dialeto machês, significa que ao iniciar o tratamento a mulher não estará impedida de engravidar até que tenha consumido o medicamento por uma semana e, se esquecer 1 dia apenas poderá significar a  “interrupção da novela” do dia para propaganda pré natal.

E calma que piora pois por quanto mais dias houver o esquecimento das pílulas maiores serão( em probabilidade matemática) as chances de fecundação. Uma dica de ouro contra o esquecimento é manter as as pílulas próximas a cama, pias da cozinha, junto ao creme dental, enfim locais de uso comum durante o dia para não esquece-las.


Matemática familiar

Por vezes os efeitos colaterais sentidos na mulher podem levá-la a crer que a interrupção de um ou outro dia na medicação poderá reduzir as reações indesejadas, sem  existir perdas na proteção já  que isto tem a ver com o campo da possibilidade, sendo matemático e significa apenas uma quebra, redução da barreira e não eliminação total da mesma. No entanto, um dia a menos de uso pode representar uma queda absurda de 99% da barreira contraceptiva de antes para abaixo de 90% agora.

 Matematicamente sabemos que 10% representa chance real de 1 para 10 e se, alguma vez ganhamos no jogo do bicho mesmo sendo as proporções de 1 chance para mais de 30 ….. 


Sensibilidade 

Para mulheres sensíveis demais às composições dos contraceptivos comuns, o uso de minipílulas pode ser uma alternativa válida. Compondo apenas o hormônio progestina este produto age de duas formas a mais: torna a parede do útero mais fina dificultando a fixação do óvulo, e condensa o muco cervical deixando-o inapropriado a movimentação do espermatozoide.

Desta forma as minipílulas garantem eficácia igualmente de 99% mas, na prática esta garantia cai para 92% devido o uso irregular e desorientado das mesmas.


Conclusão:
As pílulas anticoncepcionais conhecidas são de fato ferramentas importantes no controle familiar e na prevenção de gravidez indesejada mas para usufruir dos benefícios extraordinários destes produtos é preciso seguir metodicamente as prescrições de uso.

Notas adicionais:

-Caso a mamãe tenha dado à luz a menos de 6 meses nenhuma providência contra nova gestação é necessária.

-Para esquecimento do uso diário do anticoncepcional, seguido de relação sexual e uma preocupação com a gravidez, será preciso fazer uso da popular pílula do dia seguinte. Entretanto o quanto estas fórmulas maciças podem interferir nas ações dos medicamentos contraceptivos habituais, comprometendo sua eficácia, e o quanto pode impactar o organismo será preciso buscar orientação especializada.


Fontes das pesquisas:

https://www.nhs.uk/conditions/contraception/miss-combined-pill/

http://blog.saude.mg.gov.br/2017/02/08/mitoouverdade-10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-anticoncepcional

Comentários

Postagens Em Alta

Pênis Grande - Quem são os homens mais superdotados no mundo

Bumbuns Grandes - As rainhas do popozão mundial

Coito interrompido - "Ejacular fora " na hora H evita gravidez?

As Drogas e o Homem - As causas e consequências da relação tóxica

Ejaculação Precoce - Como tratar este drama ao casal

Heterossexualidade - O que pode causar a formação desta conduta sexual?

Embrião Vencedor: Mitos sobre a gestação e os espermatozóides

Calvície - Existe cura de fato?

Para Frente e Além - Técnicas de ampliação peniana pode turbinar o "travesso"?

Camisinha e Prazer - Preservativo reduz sensação e orgasmo?